#eye #eye


Lavaderu Samsung “La Gotera”

Resultado da residência artística Acción!MAD em Columbiello, Asturias. 2019




A residência artística Acción!MAD teve lugar na pequena aldeia de não mais de 70 habitantes de Columbiello, Asturias. Este povo, que hoje em dia vive da pecuária, está carregado duma forte história local, e conserva espaços tradicionais únicos, como é o caso do “Lavaderu La Gotera”. Foi aqui onde escolhi realizar a minha acção.
Depois dos dias vividos no rural, a minha experiência mais longa em contato com um entorno tão afastado da vida urbana, comecei a refletir sobre a pressão imposta pelo progresso tecnológico. Imaginei o absurdo de trazer a esta aldeinha, onde a vida parece funcionar perfeitamente sem a necessidade de mais avances digitais, algo que se está a instalar em certos contextos urbanos, como em lojas ou festivais: um ponto de carregamento de telemóveis. O meu corpo funciona como transmisor da eletricidade, uma referência à imposição tecnolgica sobre as nossas vidas, e em especial à pressão sobre os corpos das mulheres, instrumentalizados e cosificados constantemente para vender produtos.
Acompanhando a acção encontra-se um áudio em loop que explica, com uma voz feminina própria de um anúncio, o funcionamento do posto. Ironiza com o próprio absurdo, convidando às pessoas a desfrutarem do espaço e da sua tranquilidade, sem permitir que isto aconteça, por um lado, por estar-se a repetir constantemente, e por outro, por encontrar-me sempre en movimento, forçando ao público a me seguir se quiserem conetar os seus telemóveis.